A Ásia é o maior dos continentes, em área e em população. A Ásia limita-se a oeste com a África e com a Europa, e a leste com o oceano Pacífico. O extremo norte do continente fica na região gelada do Ártico. Mas no sul, a Ásia termina na região quente dos trópicos, perto da linha do Equador.
Nenhum continente se iguala à Ásia na variedade de aspectos naturais. Na Ásia encontram-se algumas das montanhas mais altas do mundo; os rios mais longos; os maiores desertos, planícies e planaltos; as selvas e florestas mais densas. O ponto mais alto e o mais baixo fica na Ásia. O Monte Everest
fica a 8 848 m acima do nível do mar; ao longo da fronteira entre o
Nepal e o Tibet. As costas do mar Morto, as terras mais baixas do
mundo, ficam a 396 m abaixo do nível do mar na fronteira entre Israel e Jordânia.
Dentre os 49 países da Ásia, encontram-se algumas das maiores e menores nações do mundo, em área e em população. A Rússia, situada parcialmente na Europa, mas principalmente na Ásia, é quase tão grande como os Estados UNidos e o Canadá juntos. Mas três nações asiáticas — Bahrein, Cingapura e Maldivas — caberiam dentro da ilha de Marajó. A população da China ou da Índia é maior do que as populações da América do Norte e América do Sul somadas. Mas cerca de dois terços dos países asiáticos tem uma população inferior à da Grande São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário