sexta-feira, 21 de setembro de 2012

  A grande extensão territorial e as diferenças de latitude, a presença alternada de áreas baixas e elevadas, a grande influência das massas de ar e ainda a continentalidade e a maritimidade trazem para esse continente grande variedade de tipos de clima e de formações vegetais.
  Nas terras do extremo norte predomina o clima polar, que vai se tornando mais ameno em direção ao sul. O centro da Ásia, por ficar distante de influências marítimas e, em parte, devido à altitude do relevo, que bloqueia a passagem dos ventos oceânicos, é dominado pelo  clima temperado continental, que alterna verões de altas temperaturas com invernos muito frios.
  Mais para o sul, as grandes cordilheiras impedem a passagem dos ventos úmidos do oceano. Então encontram-se vastas extensões dominadas por clima semi-árido e clima-árido, formando uma extensa faixa de deserto. A Ásia abriga a maioria dos desertos existentes na Terra.
  Entre todos os tipos de climas da Ásia, o que mais influi nas condições de vida locais,  é o tropical de monções. Abrangendo as regiões mais populosas da Ásia, estende-se pelas planícies costeiras da Índia e do sudeste e leste da China, com violentas chuvas durante o verão. Caracteriza-se pela atividade dos ventos, conhecidos como monções, que sopram do Índico e do Pacífico para o continente durante o verão, e do interior da Ásia para esses oceanos durante o inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário